Project Description

Taekwondo é das artes marciais mais apreciadas do mundo e, também, um dos poucos desportos de luta a ser uma modalidade olímpica – apenas judo, boxe e luta livre gozam igualmente desse estatuto. Juntando a isto o facto de ser um desporto nacional e a arte marcial mais praticada no mundo, depressa nos apercebemos de que estamos perante um fenómeno, com uma popularidade crescente a cada dia que passa.

No sentido mais prático, o Taekwondo é um instrumento de defesa e resposta perante “ataques”, não apenas físicos, mas também simbólicos – as dificuldades e adversidades que o quotidiano nos coloca. O termo é composto pelas palavras “Tae”, “Kwon” e “Do”, cada uma delas com vários significados, semelhantes entre si, mas que permitirão uma interpretação mais lata do conceito. “Tae” pode significar “pernas”, “pés” ou mesmo “pisar” (ou “manter-se em”); “kwon” pode ser interpretado como “punho” ou “lutar”; e “do” entende-se como “caminho” ou “disciplina”.

A interpretação mais comum traduz o conceito como “disciplina de pés e punhos”, mas percebemos assim que Taekwondo poderá ter um significado bastante mais profundo, em vez de remeter directamente para o sentido do confronto físico.

Raniere Anjos
Raniere Anjos
  • Formado e Licenciado em Educação Física, atualmente além de exercer a função de professor no Centro de Treinamento BlackBull é atleta e professor na Equipe Fabian Taekwondo, equipe conceituada em São Paulo.
  • Também atua como professor de Taekwondo no Instituto Olga Kos de Inclusão Social, que desenvolve projetos para crianças jovens e adultos com deficiência intelectual.
  • Possui títulos importantes no Taekwondo como, 10 títulos no campeonato paulista, Copa América 2017, Brasil Open, entre outros.